O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus muito prevalente. É facilmente transmitido por contacto genital, sendo o principal agente responsável por infeções genitais em homens e mulheres.

Existem mais de 120 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 afectam preferencialmente os órgãos genitais (vulva, vagina, colo do útero, pénis e ânus). Dividem-se em alto e baixo risco, em função das doenças que causam. Nos HPV de alto risco incluem-se os tipos 16 e 18, que são responsáveis por 70 a 75% das lesões mais graves (cancerosas). Nos HPV de baixo risco estão incluídos os tipos 6 e 11, que são responsáveis pela maioria das doenças benignas causadas pelo HPV, das quais as mais frequentes são os condilomas ou verrugas genitais.

Estima-se que 75 a 80% das pessoas sexualmente activas, tenham contato com o vírus em alguma altura das suas vidas.

O Papilomavírus Humano infeta tanto homens, como mulheres. A infeção pelo vírus não dá sintomas e nem sempre causa doenças sintomáticas.

Na maioria dos casos, a infeção provocada pelo HPV desaparece espontaneamente ao fim de 1 a 2 anos. Nos casos em que o HPV não é eliminado, a infeção pode progredir para doença. Não é possível prever quem irá desenvolver doença associada ao vírus.

O que é o HPV?

Questões?
Resposta pelo especialista