O Papilomavírus Humano ou HPV é um vírus que deves conhecer. É muito frequente, de transmissão sexual e infeta 75 a 80% das mulheres e homens ao longo da sua vida, a grande maioria enquanto jovens adultos.

É um vírus que se pode transmitir facilmente durante qualquer tipo de contato sexual - genital ou oral. Por isso, poderás ficar infetada, mesmo que não tenhas relações sexuais.

Em Portugal, estima-se que 22 a 29% das mulheres entre os 18 e os 29 anos possam estar infetadas por um ou mais tipos de HPV.

Na maioria dos casos o organismo consegue eliminar o vírus. Porém, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar cancro e outras doenças genitais em homens e mulheres. E não é possível prever quem vai desenvolver doença associada a este vírus.

O uso de preservativo é importante, protege das infeções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura uma proteção completa no caso do HPV.

Mas alguns tipos de HPV podem ser prevenidos através da vacinação. A vacinação pode prevenir novas infeções, mesmo que já tenhas estado em contato com o vírus.

Se ainda não estás vacinada e nasceste em 1992 ou depois, vai ao teu Centro de Saúde e informa-te quando podes fazer a vacina contra o HPV do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Se nasceste antes de 1992, fala com o teu médico sobre a vacinação contra o HPV.

O HPV não escolhe idades,
a prevenção também não.

Quiz

Questões?
Resposta pelo especialista